Ser organizado em suas rotinas do dia a dia envolve, dentre outros aspectos, anotar numa agenda ou calendário os compromissos a serem realizados. É a velha tática de manter um segundo cérebro ou, como já dizia David Allen, criador do método GTD, tirar as coisas da cabeça e colocá-las no papel.
Qual é o problema, aqui? A maioria das pessoas até consegue anotar na agenda o que deve ser feito. Porém, a dificuldade está em cumprir o que se anotou.
Pior ainda é se a tarefa depender única e exclusivamente de sua força de vontade, sem uma força externa te obrigando a fazê-la. Por exemplo, é muito mais fácil cumprir o compromisso “almoço com Fulano de tal” ou “aula de inglês” do que “passar o aspirador no quarto”, ou ainda “anotar as despesas da última viagem”. O que fazer, para vencer a procrastinação das pequenas tarefas?
A resposta está diretamente no título do artigo de hoje: anote também o tempo estimado para realizá-las. Isso tende a facilitar o cumprimento da tarefa, porque ficará mais claro para você que aquele compromisso exigirá uma quantidade limitada e demarcada de seu tempo disponível.
Às vezes, ficamos adiando por dias, ou até mesmo por semanas, determinada tarefa que, no final das contas, pode levar não mais que 3 minutos para ser realizada. Anotamos ela na agenda, mas, transcorrido uma semana, ao olharmos de volta para aquela agenda, percebemos que ela não foi cumprida.
Se ela for importante, ela será novamente anotada para algum dia próximo. E a tendência é, se ela for daquele tipo que depende exclusivamente de nossa força de vontade para realizá-la, que nós a procrastinemos novamente.
Anotar o tempo estimado, entre parênteses, ao lado do compromisso, nos faz enxergar que ela é mais fácil do que parece para ser executada, justamente porque leva apenas uma fração de tempo de seu dia.
Ver na agenda “arrumar a gaveta do escritório” é uma coisa. Porém, ver na agenda “arrumar a gaveta do escritório (4 a 7 minutos)” é outra completamente diferente. Você ficará impelido a realizá-la, justamente porque conseguirá enxergar que ela custa uma fração de tempo de seu dia.
E, ao agir assim, você dará um passo muito importante para a sua rotina diária: você aliviará sua mente. E isso de forma dupla. Primeiro, pelo cumprimento da tarefa em si. E, segundo, pela sensação de bem-estar de ter vencido a procrastinação.
Conclusão
Da próxima vez que anotar algum compromisso ou tarefa na sua agenda, experimente também anotar o tempo estimado para realizá-la.
Você perceberá que, no fundo, a tarefa é fácil de ser cumprida, e se sentirá mais impelido para executá-la.
Boa semana!
O post Um outro modo de vencer a procrastinação das pequenas tarefas: anote o tempo estimado para realizá-las apareceu primeiro em Valores Reais.