Não espere resultados da noite para o dia, num piscar de olhos.
Não se engane: para você conquistar tudo o que vale a pena nessa vida, você tem que se esforçar. E esse esforço deve ser, quase sempre, realizado diuturnamente, no seu labor de cada dia.
Todos esperam o dia em que as condições estarão perfeitas: perfeitas para começar a estudar, começar a fazer exercícios físicos, começar um regime.
E todos falham, porque o dia perfeito nunca vai chegar. Trabalhe com o que você tem hoje, com as suas aptidões atuais, com seus recursos de tempo, energia e financeiros.
Não importa muito o quão perfeitas estarão as condições, mas sim o quanto de disposição você tem ao iniciar ou continuar uma jornada.
Olhe para o fim do dia e veja: você fez no dia de hoje alguma coisa? Não precisa ser muita coisa, mas precisa ser alguma coisa. E repita, aperfeiçoando o processo, amanhã. E depois de amanhã. E no dia seguinte.
Para você conquistar seus grandes objetivos de vida, o que vai contar, no final, é o que você faz no seu dia a dia.
As conquistas são incrementais, e elas refletem o resultado de dias, semanas, meses e anos adotando determinados hábitos ou comportamentos.
Lembra-se do post sobre as 100 mil decisões erradas que podem te levar a um transplante de coração?
Pois é, se até para a “conquista” de coisas ruins o que vai contar é o que você faz no seu dia a dia, porque não inverter a chavinha da mente, e conquistar todas as coisas boas que você pretende através de um labor contínuo, diário e esforçado?
Para se propor a realizar algo grande, você deve estar disposto a realizar algo pequeno, todos os dias, todas as semanas, de todos os meses.
E é aqui que muitas pessoas falham: na dificuldade de sair da zona de conforto do dia a dia. Não conseguem resistir a um refrigerante com açúcar. Não conseguem ir para a academia. Não conseguem ler 10 páginas de um livro importante para concursos públicos.
Ou até conseguem fazer tudo isso, mas o fazem de um modo tão inconsistente e tão indisciplinado que os resultados jamais virão. Alternam dias bons e dias ruins. Alternam dias em que há disposição e vontade para fazer tudo o que precisam, com dias em que preferem deixar para lá, porque a força de vontade ficou para trás. Isso não pode ser assim.
Para conquistar vitórias, você precisa realizar comportamentos que se solidifiquem no tempo. Que perdurem ao longo de uma sequência grande de dias, semanas, meses e anos. E que tudo isso seja feito com intenção deliberada de melhorar de vida.
O que falta, na grande maioria das pessoas hoje em dia, é a habilidade de se tornarem o centro de suas próprias vidas, de vencerem a procrastinação e de adotarem hábitos e comportamentos consistentes.
Se você tiver dificuldade com disciplina ou consistência, imprima um calendário de papel – aquele em que você tem os 365 dias numa folha A4 única, ou aquele dividido em 12 folhas, uma para cada mês – e vá anotando seus progressos.
O registro, em suporte físico, das coisas que você está determinado a fazer – seja um estudo, seja uma prática de esportes, seja um refeição saudável – pode fazer incríveis milagres na forma como você se enxerga cumprindo suas próprias metas.
Se mantiver a frequência e a consistência, você chegará ao final de 2024 com muitas metas realizadas, muitos sonhos concretizados e, sobretudo, muitas planos alcançados. Tudo porque você dividiu a grande tarefa em pequenos pedaços, distribuindo-os ao longo do ano, e cumprindo cada pedaço com intenção deliberada de fazer o melhor.
O post Para você conquistar seus grandes objetivos de vida, o que vai contar é o que você faz no seu dia a dia apareceu primeiro em Valores Reais.